O conceito de telecomunicações é, resumindo basicamente, uma central telefônica que realiza a ligação ( também chamada de comutação) entre dois usuários, que são os "assinantes" do serviço de telefonia.
O PBX
Embora o termo PBX, ou Private Branch Exchange ( na sua tradução, Troca de Ramais Privados) tenha sido lançado originalmente na década de 1970, a primeira central telefônica manual estreou realmente em 1878, alguns anos após a invenção do telefone.
O PBX foi revolucionário para a sua época e era o diamante dos sistemas de comunicação, por ser o primeiro sistema telefônico comercial com hospedagem de chamadas internas e externas. Mas esse tempo já foi ultrapassado, e a expressão PBX tornou-se obsoleta, já que sistemas de comunicação mais modernos e inovadores ocuparam o seu lugar.
A Chegada do PABX
O modelo PABX, que em inglês significa Private Automatic Branch Exchange ( Troca Automática de Ramais Privados), surgiu em meados de 1960 e é a evolução do PBX, onde um operador físico não é mais necessário para o controle e distribuição das ligações, permitindo a conexão entre telefones internos sem a intervenção manual, bastando digitar um ou mais números programados de modo prévio no momento da instalação.
Porém, o PABX depende de operadores humanos para a execução de diversas das suas tarefas exclusivamente relacionadas, como a administração e o encaminhamento de chamadas recebidas. Além disso, o PABX, assim como o PBX, necessita de instalações caras e robustas.
A Revolução Tecnológica do PABX Cloud
O PABX Cloud, também conhecido como PABX em Nuvem, surge como uma alternativa mais condizente com as novas tecnologias, já que, além de dispensar instalações pesadas, complexas e com altíssimos custos, oferece, também, mais benefícios adicionais que inclui flexibilidade do dispositivo, escalabilidade e pouquíssimo tempo de configuração.
Um provedor de serviços terceirizado cuida da manutenção e das atualizações do sistema, que advém exclusivamente da internet.
Alguns Benefícios Adicionais do PABX Cloud
Fácil transferência entre chamadas e atendentes internos e entre filiais. É possível, dentro de uma corporação, receber uma ligação telefônica e transferi-la para outro atendente dentro da empresa diretamente com o toque de alguns botões. Isso economiza tempo e dinheiro e cria um fluxo de trabalho mais eficiente.
Capacidade de criar “regras” para chamadas telefônicas recebidas e efetuadas. Definição do horário de funcionamento do atendimento com uma mensagem automática é possível naqueles momentos em que as chamadas chegarem fora do horário comercial normal. è possível, também, restringir chamadas feitas para números internacionais. Diversas são as formas pelas quais as empresas podem usar as opções disponíveis em um sistema PABX em Nuvem.
Alto suporte em fila de call center. Embora dependa das limitações do sistema adotado, a chamada em espera é uma excelente ferramenta de call center para as empresas que necessitam administrar várias pessoas na fila de atendimento ao mesmo tempo.
URA e URA Reversa. Através da Unidade de Resposta Audível (URA), o atendimento automático eletrônico realiza e recebe ligações de clientes, além de transmitir orientações funcionais que são elaboradas em estúdio por meio de vozes humanas e transmitidas em formato automatizado. Já pela URA Reversa as chamadas são recebidas e encaminhadas de acordo com a opção selecionada pelo cliente.
Existem muitos outros benefícios, além dos mencionados acima.
Saiba mais sobre o começo da telefonia em :
De Graham Bell às novas tecnologias da telecomunicação
Acesse o site
Comentários
Postar um comentário
Comente