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Entenda a diferença entre Chatbot e Omnichannel



Muito tem se falado a respeito de termos relacionados ao universo das novas tecnologias. As palavras "Omnichannel" e " Chatbot" são algumas das mais recentes nomenclaturas cujos conceitos e diferenças são ainda pouco conhecidos, porém, altamente necessários para o desenvolvimento proativo e eficaz das empresas de todo o mundo.



O CHATBOT

Baseado na Inteligência Artificial (IA)o chatbot é um programa de computador (ou software ) projetado para simular uma conversa humana e capaz de interagir com os usuários por meio de mensagens de texto ou fala, que geralmente acontece em uma interface de bate-papo.

Os chatbots são muito úteis, quando a necessidade é responder a perguntas simples, auxiliar em tarefas específicas e fornecer informações, podendo até mesmo realizar transações básicas. Normalmente são implementados em sites, aplicativos de mensagens, redes sociais e outros canais de comunicação, no intuito de automatizar interações com os clientes.




Também muito confundidos com Assistentes Virtuais, os chatbots seguem um conjunto predefinido de instruções e são baseados em regras ou em IA. E é através dessas bases que se tornam capazes de aprender e adaptar suas respostas referenciadas nas interações dos usuários. Contudo, ao contrário dos Assistentes Virtuais, que interagem por meio de elementos ainda mais complexos, os chatbots tendem a ser mais focados em responder a consultas específicas ou executar ações simples.



O OMINICHANNEL

Conceito já amplamente divulgado pelo mundo inteiro, o Ominichannel se refere a uma abordagem estratégica na qual uma empresa integra e unifica todos os seus canais de comunicação e de vendas, com o objetivo de oferecer uma experiência consistente, automatizada e contínua ao cliente, independentemente do canal escolhido para interagir ou para fazer uma compra.

Na prática, Isso significa que os clientes podem alternar entre canais (como loja física, site, aplicativo móvel, redes sociais, telefone etc.) sem perder a continuidade em sua jornada ou experiência, já que todos os seus questionamentos e necessidades convergem automaticamente para uma única plataforma .

O Omnichannel é, portanto, um conceito de trabalho em nuvem que que cria uma experiência perfeita e integrada, onde todas as informações e interações são compartilhadas entre os canais virtuais, de modo que o cliente possa escolher como deseja interagir com a empresa.





Em resumo, a principal diferença entre um chatbot e o conceito de omnichannel é que o chatbot é uma tecnologia específica que pode ser usada dentro de uma estratégia omnichannel para fornecer respostas automatizadas e assistência relacionada a perguntas e respostas , através de diferentes canais.

Por esse motivo, o omnichannel é uma estratégia mais abrangente de intercomunicação, porque se concentra na integração de todos os canais, incluindo o dispositivo do Chatbot, para proporcionar uma experiência unificada, consistente e o mais completa possível ao cliente, independentemente do canal escolhido.

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